O clipping se insere nos trabalhos de imprensa em geral e tem função social relevante. Encontram-se, entre seus principais usuários, governos, tribunais, órgãos legislativos, ONGs, igrejas, artistas, políticos, atletas, clubes, associações de classe, agências de comunicação, entes da iniciativa privada e defensores da transparência pública.

A difusão de notícias é livre, tanto pelos acordos internacionais firmados pelo Brasil, como pela própria legislação interna do país.

O jornalismo tem no clipping um aliado cuja atividade é garantida pela Convenção de Berna, reconhecida e utilizada por 117 países e base internacional dos direitos autorais. Em seu artigo 1º, item 8, afirma: “A proteção da presente Convenção não se aplicará às notícias do dia-a-dia nem aos acontecimentos que tenham o caráter de simples informação jornalística”.

A EXPECTV declara e reafirma que respeita os direitos autorais. Integra o grupo das primeiras dezessete empresas brasileiras do setor que firmaram contratos de licenciamento de conteúdo com editoras jornalísticas. Essa frente pioneira se comprometeu, com vários veículos, a não fazer "recortes", nem reproduzir livremente os conteúdos monitorados.

Restou, então, atuar com inteligência sobre aquilo que de mais útil e significante o clipping proporciona a seus usuários: dimensionar a cobertura recebida, analisar e classificar o noticiado, e valorar os espaços ocupados, indicando os respectivos links para que o cliente possa ler as notícias diretamente nas fontes de origem. Não é pouco.
"Para o monitoramento das ações de Comunicação da ExpoGestão, utilizamos os serviços de clipagem. Este monitoramento é importante para nortear nossas estratégias, validar o alcance das ações de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, e para o registro da memória de cada evento. Também utilizamos os relatórios de avaliação para mensurar estas ações. O atendimento da equipe do Geraldo Lion é ágil e profissional, dominam sua área de atuação, entregando os serviços nos prazos combinados.”


Alonso José Torres
Diretor da Soluções Comunicação, Marketing e Tecnologia